Normas para Caixa de Gordura

Written by on October 25, 2011 in Dicas - No comments



Funcionamento de uma caixa de gordura

modelo de caixa de gordura

Conceito Caixa de gordura.

As caixas retentoras de gordura são recipientes em aço Inox ,fibra de vidro, plástico,concreto ou outro por onde se fazem passar as águas provenientes das bancas das cozinhas, maquinas de lavar louça Etc.

Estas caixas estão fabricadas de modo a diminuir a velocidade do caudal das águas para que durante a passagem estas separem a gordura da água.

Colocando caixa de gordura pré fabricada.

Normas para contrução de Caixa de Gordura

Para quem conhece um pouco de engenharia ou arquitetura, deve saber que tudo que é construído ou reformado segue uma infinidade de leis regulamentadoras. As normas ABNT são a amiga mais fiel desses profissionais, pois é ela quem dita o que pode e o que não pode fazer. Além disso, existem diversas medidas que devem ser seguidas obrigatoriamente, como por exemplo, a altura das tomadas e do registro do banheiro.

Para a colocação de uma caixa de gordura, por exemplo, as normas ABNT devem ser seguidas rigorosamente. É necessário fazer um buraco perto da pia de 80cmX60cmX80cm, após isso, levantar a parede de tijolo maciço na altura de 10 cm e forrar o fundo de concreto simples. Depois disso, é necessário fazer uma parede de concreto simples de 30cmX37cmX2cm, essa placa será colocada no meio da caixa e será o apoio do sifão.

Depois de colocado o sifão, suba as paredes até 37 cm e instale um tubo de 100mm,saindo da caixa de inspeção, suma assim, mais 5 cm a parede para que cubra o cano.Do outro lá, encaixa um tudo de água de 50mm. Agora está quase pronta, é só chumbar a parte mais baixa e continuar subindo, até o nível do terreno, o lado que tem a saída d’água.

Pronto, agora você já tem uma caixa de inspeção, ou seja, de gordura. É valido lembrar que essa caixa de gordura deve ser limpa, peno mesmo, uma vez ao mês.

Como limpar uma caixa de gordura:

A falta de limpeza de sua caixa de gordura poderá lhe causar alguns transtornos, tais como:

- Transbordamento através da tampa;
- Entupimento das canalizações;
- Escoamento lento da água pelo ralo da pia;
- Mau cheiro

Sempre tenha um profissonal de confiança para chamar caso algo der errado.

Leave a Comment